Pico das Cabras- Joaquim Egidio-SP, Brasil - Foto por: Helder Bernal (Canon T3i) |
Só que muitas vezes o resultado obtido não reproduz com fidelidade a imagem que foi clicada. Saiba, porém, que se alguns cuidados forem tomados, as chances de se obter uma boa fotografia aumentam significativamente.
Em primeiro lugar, procure conhecer bem seu equipamento e as funcionalidades que ele oferece. Isso ajuda, mas não basta. É necessário conhecer alguns fenômenos naturais e o comportamento da luz é um dos mais importantes. A luz natural, proveniente do Sol, varia ao longo do dia, proporcionando tons diferenciados na imagem captada.
Pico das Cabras- Joaquim Egidio-SP, Brasil - Foto por: Helder Bernal (Canon T3i) |
A posição do Sol também é importante. Mais inclinado nos extremos do dia, proporciona sombras mais longas e definidas, o que pode acrescentar um visual interessante à foto. Procure mesclar esses fatores à cena que será fotografada. Tempo ruim não é sinônimo de fotos ruins. Muitas fotos excelentes podem ser feitas em dias nublados e chuvosos. Nessas condições, as imagens registradas tendem para os tons azuis. Nesse caso, deve-se ter um cuidado maior com o balanço de branco e com as sombras, mais raras e indefinidas nestas situações.
Pico das Cabras- Joaquim Egidio-SP, Brasil - Foto por: Helder Bernal (Canon T3i) |
Em uma cena ensolarada, por exemplo, alterne entre os vários modos de balanço de branco disponíveis na câmera até encontrar um padrão que seja de seu gosto, ou que melhor represente a imagem que se quer registrar.
Procure aproveitar a luz disponível extraindo o máximo de detalhe da imagem a ser clicada. Se necessário ajuste seu ISO (sensibilidade) para valores mais baixos, como 80 e 100. Saiba, porém, que valores baixos de ISO requerem que o obturador trabalhe em uma velocidade mais baixa, dependendo da quantidade de luz disponível.
Pedra Grande Atibaia-SP, Brasil - Foto por: Helder Bernal (Canon T3i) |
Para as câmeras point and shoot (compactas), é muito importante também escolher o ponto certo para direcionar o centro do visor de sua máquina, onde o foco é construído.
Pico das Cabras- Joaquim Egidio-SP, Brasil - Foto por: Helder Bernal (Canon T3i) |
Observe que a captação de luz se altera, gerando uma nova composição, sem perder o foco do objeto, em seguida pressione o disparador até o final para bater a foto.Para os que pretendem fotografar os chamados “horários mágicos” no fim de tarde e início do dia, o fotógrafo Izan Petterle, que já realizou vários trabalhos para a revista National Geographic comenta que é preciso enganar a máquina.
Pedra Grande Atibaia-SP, Brasil - Foto por: Helder Bernal (Canon T3i) |
Uma outra situação interessante é uma paisagem onde há uma cachoeira ou curso d’água. Um recurso interessante é dar movimento a água que corre, gerando um resultado final parecido com um véu.
Se o foco da imagem for feito diretamente para a água corrente ou para a cachoeira, a máquina irá interpretar a velocidade da água, ajustar o tempo de exposição e a velocidade do obturador para congelar aquele movimento, o que estragaria o efeito.
Pico das Cabras- Joaquim Egidio-SP, Brasil - Foto por: Helder Bernal (Canon T3i) |
Basta reenquadrar a imagem e pressionar o botão para registrar a imagem. Izan lembra que para facilitar esse efeito o fotógrafo deve optar por valores mais baixos de ISO, um tripé ou apoio é muito importante nesses casos, pois a velocidade muito baixa ocasionaria fotos tremidas.
Muitos fotógrafos possuem gostos diferentes para condições de luz e cores. O repórter fotográfico Érico Salutti, por exemplo, prefere o horário entre o fim de tarde e o início da noite. “Acho esse o melhor horário, pois podem ser obtidos efeitos fantásticos”. Érico lembra que para essas condições de luz o uso de um tripé é fundamental.
Andar pelo local onde se pretende fazer a foto, estudar a posição do Sol em relação ao objeto e acordar cedo são outras dicas dos fotógrafos. Basta escolher o horário de sua preferência, checar seu equipamento e começar a fotografar. Fonte: Cauã Taborda, especial para o IDG Now!
Nenhum comentário:
Postar um comentário